MEIO AMBIENTE : "Para ambientalista, todos são criminosos", diz relator

03/06/2011 14:12

O deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP), relator do projeto de reforma do Código Florestal na Câmara, diz que ambientalistas criam "mitos" para não discutir "o essencial" a respeito da proposta aprovada na Câmara na semana passada. Em entrevista à Folha, negou que haja anistia a desmatadores e disse que as regras atuais colocam "99% dos agricultores na ilegalidade".

Sérgio Lima/Folhapress
Relator do Código Florestal na Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), durante votação em que o texto da reforma foi aprovado
Relator do Código Florestal na Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), durante votação em que o texto da reforma foi aprovado

ANISTIA
Não existe. A possibilidade de suspensão das multas para quem desmatou está prevista em decreto federal desde 2008. Na proposta do código, reproduzi os mesmos termos do decreto. Isso não abrange desmatamento em área pública, grilagem nem contrabando de madeira.
É apenas para aquele agricultor que está irregular com reserva legal e APP [Área de Preservação Permanente]. Em vez de anistia, vai ter a multa suspensa. Se não se regularizar, não averbar reserva legal, voltará a pagar multa.

 

PASSIVO AMBIENTAL
Para os ambientalistas, não existe agricultura no Brasil, só um passivo ambiental. O sujeito que abriu uma roça de cana na capitania de Tomé de Souza é um criminoso ambiental. O cara que plantou a primeira lavoura de café no século 18 também é um desmatador que não pode ser anistiado. Para eles, todos esses são criminosos ambientais e precisam reflorestar à luz de uma legislação que é muito recente.

 

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/924837-para-ambientalista-todos-sao-criminosos-diz-relator.shtml 03/06/11.